sábado, 31 de dezembro de 2011

Temporada 2012


Estréias de Janeiro
Jonathan Haagensen e Mariana Ximenes em Os Altruistas
Dia 5Meu Avesso É Mais Visível. Produção da Cia. das Inutilezas, direção e autoria de Emmanuel Aragão. Grupo familiar se isola em um sítio, que acabou de ser vendido, empacotando objetos e remexendo em lembranças. Com Liliane Rovaris, Michel Blois, Rossini Viana Jr., Arthur Schmidt, Carolina Bianchi e Gabriel Pardal. Espaço Sesc – Mezanino.

Dia 6Disney Killer. O autor Philip Ridley criou personagens gêmeos, movidos a chocolate e pílulas para dormir, que enfrentam situações aterrorizantes. Em tradução e direção de Darson Ribeiro, que também participa do elenco, a montagem tem ainda no elenco, Samantha Dalsoglio, Alexandre Tigano e Felipe Folgosi. Espaço Cultural Sérgio Porto.     

Dia 6Os Datilógrafos. Do americano Murray Schisgal, com direção de Celso Nunes, cenário de José Dias e figurino de Kalma Murtinho. A rotina burocrática de um escritório é suportada por casal, que não consegue escapar da mesmice de uma vida banal e sem lugar para a fantasia. Com Paula Campos e Fabrício Belsoff. Centro Cultural Solar de Botafogo.

Dia 6A Vingança do Espelho: A História de Zezé Macedo. Texto de Flávio Marinho e direção de Amir Haddad, a montagem percorre a vida e carreira da atriz que ficou conhecida por seus personagens caricatos nas chanchadas da Atlântida. No papel de Zezé, a atriz Betty Gofman. Completando o elenco: Antonio Fragoso, Marta Paret, Mouhamed Harfouch e Tadeu Mello. Teatro Laura Alvim.

Dia 12Xanadu. Em versão brasileira de Artur Xexéo o musical da Broadway, com direção de Miguel Falabella, baseado em produção cinematográfica da década de 80, com Olivia Newton-John, mostra a descida de deuses gregos à Terra para ajudar a um artista. Daniele Winits, Thiago Fragoso, Sidney Magal, Gottsha e Sabrina Korgut estão no elenco. Oi Casa Grande.

Dia 12A Mecânica das Borboletas. Texto de Walter Daguerre reúne família  que assiste a um dos seus filhos fugir, levando a economia dos pais. De volta, 20 anos depois, provoca reações conflituadas. A direção é de Paulo de Moraes, com Suzana Faini, Eriberto Leão, Ana Kutner e Otto Jr.. Teatro I do Centro Cultural Banco do Brasil.   

Dia 12 A Propósito de Senhorita Júlia. A cada temporada, se renovam as versões deste texto de Strindberg, que se mantém instigante como revela a atração e repulsa de sentimentos e o emaranhado de preconceitos expostos na malha social. A montagem, dirigida por Walter Lima Jr., tem no elenco, Alessandra Negrini, Armando Babaioff e Dani Ornellas.Teatro Nelson Rodrigues.  

Dia 13Duplo Crimp. O espetáculo dirigido por Felipe Vidal encena O Campo e A Cidade, dois textos do provocante autor inglês Martin Crimp. As peças, ainda que independentes, dialogam entre si, se complementando, mantendo o estilo de Crimp, de experimentar múltiplas construções dramatúrgicas. Teatro Glaucio Gill.

 Dia 13Os Altruístas. Mais um texto de Nicky Silver, autor da moda já há algumas temporadas, que agora se fixa em atriz de novela, sempre em estado de ebulição emocional, que manifesta em veborragia politicamente incorretas. Na direção Guilherme Weber, e no elenco Mariana Ximenes, Kiko Mascarenhas, Miguel Thiré, Jonathan Haagensen e Stella Rabello. Espaço Tom Jobim.

 Dia 14As Mimosas da Praça Tiradentes. Gustavo Gasparani e Eduardo Rieche escreveram esse musical, envolvendo personagens em torno deste centro de cabarés, teatros, revistas e shows, dos primeiros anos até a sua decadência. Cláudio Tovar, César Augusto, Gustavo Gasparani, Jonas Hammar, Marya Bravo e Milton Filho interpretam drag queens. Teatro Carlos Gomes.

 Dia 14As Criadas. O clássico de Jean Genet volta em versão dirigida por Edson Zille, com Ângela Câmara, Sabrina Fortes e Joana Cabral. Segundo o diretor, “a montagem expõe o jogo cênico de maneira que a representação dos papéis, aconteça assumidamente diante do público.” Café do Teatro Glaucio Gill.

Dia 18A Bailarina, O Iluminador E A Pianista Maquiada. A companhia Galharufa do Espírito Santo traz ao Rio a comédia de Diego de Angeli, também o diretor, e que gira em torno da criação teatral. Participam Higor Campagnarto, Tayana Dantas, Thais Simonasse e Úrsula Cabral. Teatro Gláucio Gill.   
“DUPLO CRIMP”
Dia 19 -   Breu. Pedro Brício lança mais um texto da sua profícua produção, desta vez ambientado nos anos 70, numa casa suburbana, no período da ditadura militar. Andréia Horta e Kelzy Ecard vivem personagens em permanente tensão. A direção dupla é assinada por Miwa Yanagizawa e Maria Sílvia Siqueira Campos. Teatro III do Centro Cultural Banco do Brasil

Ano Nelson Rodrigues
Não duvide, e não há como escapar, que teremos uma overdose de montagens baseadas em textos de Nelson Rodrigues nos próximos meses. Os cem anos de seu nascimento, que se comemoram em agosto de 2012, serão o pretexto para que se encene, publique, filme, sambe e debata-se a obra do dramaturgo pernambucano, tão visceralmente carioca. A Funarte lança no primeiro trimestre do ano, edital para espetáculos de todo o país, inéditos ou não, dos 17 textos teatrais de Nelson para ocupar os Teatros Dulcina e Glauce Rocha durante o mês de agosto. A diretora Christiane Jathay ocupa, desde 2011, a Casa França-Brasil com o projeto In Drama, que analisa o teatro rodriguiano através de leituras, diálogo entre várias expressões artísticas. Em fevereiro, dirige e interpreta Vestido de Noiva, em formato de performance. A mesma peça ocupará, em março, a rotunda do Centro Cultural Banco do Brasil. Com concepção cenográfica de Daniela Thomas, o espaço durante o dia será ambiente para exposição, e à noite, para a representação teatral. No papel de Madame Clecy, a atriz Viviane Pasmanter. O Beijo no Asfalto ganhará contornos de musical, com composições e atuação de Claudio Lins, e direção de João Fonseca. Em concepção de bonecos e com projeções poderá ser vista, em agosto, no Teatro Nelson Rodrigues, a transposição de Valsa N° 6. Do Mato Grosso deve se apresentar em março na cidade a Cia. Teatro Mosaico de Cuiabá, com sua interpretação para Anjo Negro.     

                                                                  macksenr@gmail.com